Prefeita Adriane Lopes (PP) destaca avanços na área assistencial  e reforça projetos para garantir a autonomia dos jovens    


O reconhecimento nacional de projetos e ações desenvolvidos pela política de assistência social de Campo Grande nos últimos dois anos foram destacados pela prefeita Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, durante reuniões realizadas na noite de sexta-feira (06) com servidores municipais.

Adriane Lopes lembrou o trabalho de excelência liderado por ela no período da pandemia de ampliação de vagas para pessoas em situação de rua, o modelo de trabalho e atendimento implantado no Centro Dia para pessoas com deficiência e o aumento de 25% no repasse à Organizações da Sociedade Civil (OSCs), cofinanciadas pela Prefeitura, que ofertam Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e atuam no acolhimento institucional de crianças, adolescentes e idosos foram iniciativas notáveis, que renderam o reconhecimento, inclusive, do Ministério da Cidadania, que enviou autoridades e profissionais para ver de perto os projetos e o funcionamento das unidades da Assistência Social.

“Antes de assumir a gestão eu aprendi muito com a política de assistência social. Eu participava de reuniões semanais, buscando soluções para atender os mais vulneráveis e tenho muito orgulho de dizer que fomos reconhecidos nacionalmente. Foi ali que eu fui crescendo como gestora, junto de um time de excelência. Essa é uma política continuada, que não pode se perder, por isso estou aqui, para continuar avançando com esse trabalho nos próximos quatro anos”, pontuou a prefeita.

Durante a reunião, a prefeita reforçou seu compromisso com os projetos para a proteção social, destacados no Plano de Governo. Entre eles, a melhoria da qualidade do atendimento nas unidades de assistência social, investimentos na infraestrutura dos prédios públicos e modernização dos equipamentos da Rede de Assistência Social.

Para garantir mais agilidade no atendimento dos Cras, será dada continuidade às reformas do CRAS Vida Nova, Popular, Moreninha e do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, implantação do quarto CREAS, que além de dar vazão às demandas dos três novos Conselhos Tutelares criados nesta gestão, vai atender famílias e indivíduos com direitos violados.

Para a população em situação de rua e imigrantes a gestão da prefeita Adriane já realizou ações importantes de garantia de direitos, como a ampliação das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social. Nos próximos quatro anos, a proposta é avançar com o reordenamento do atendimento, acompanhamento e acolhimento à população de rua.

O trabalho e propostas para a juventude da Capital foram destaque em reunião na região central, onde a prefeita Adriane Lopes ressaltou o trabalho da gestão na realização de cursos de formação e qualificação profissional para jovens.

“Continuaremos com investimentos em capacitações e qualificações, ampliando o conhecimento e a formação para o mercado de trabalho. Vamos seguir incentivando a participação dos jovens em projetos culturais e práticas esportivas, ampliando oportunidades e distanciando das drogas e da criminalidade”, disse a prefeita.

Nos dois últimos anos, a juventude campo-grandense ganhou da gestão municipal, uma importante conquista: a elaboração do Plano Municipal da Juventude, que consolidou as diretrizes de planejamento na política pública para os jovens na capital. Outro marco fundamental foram os mais de 10 mil jovens capacitados e que hoje podem conquistar uma vaga de trabalho com mais facilidade graças ao Projeto Prepar@Juv, que será ampliado na próxima gestão da prefeita Adriane, oportunizando que mais jovens sejam preparados para o acesso ao ensino superior.

“Nós estendemos a mão para os jovens que tinham deixado de sonhar, mas que voltaram a acreditar que é possível realizar os seus sonhos através do trabalho da nossa gestão. Assim eu vou seguir, com determinação, com foco. Temos 30 dias para levar nosso projeto de mudança em todas as regiões da cidade e eu sei que com o empenho de todos vocês, nós vamos continuar trabalhando, respeitando cada segmento, cada posicionamento, dando oportunidade para que os jovens e toda a população tenham um novo caminho de oportunidades”, frisou a prefeita.