Prefeita Adriane amplia em 60% Conselhos Tutelares em Campo Grande


Em um intervalo de exatos 60 dias, a prefeita Adriane (PP) fez a entrega de 3 Conselhos Tutelares para Campo Grande, ampliando em 60% a assistência à infância e adolescência. No último dia 15 de maio, o 8º Conselho Tutelar Região Imbirussu, localizado na Vila Manoel Taveira, foi inaugurado.

Muitos gestores anteriores tiveram oportunidade de realizar o feito, mas não buscaram caminhos. Adriane herdou a administração com problemas financeiros e questões como a da criação dos conselhos sendo judicializadas e ainda assim, em um curto espaço de tempo priorizou o tema, com muita responsabilidade com as contas públicas e parcerias com órgãos de proteção da Capital.

“Pegamos uma cidade que passava por momentos difíceis, situação financeira que precisava de planejamento, gestão técnica e temas prioritários. Quando assumi, priorizei a gestão de recursos, diminui despesas e custeios e hoje estamos aqui em um curto espaço de tempo com os 40 conselheiros eleitos e com os oito Conselhos Tutelares em funcionamento em prol das nossas crianças e adolescentes, que são o futuro de Campo Grande. Realizamos esse feito com muita responsabilidade e planejamento”, destaca a prefeita Adriane (PP).

O crescimento na rede de apoio à criança e ao adolescente foi enfatizada pela conselheira tutelar Sandra Aparecida de Souza Jesus, que está no quinto mandato e destacou o empenho de Adriane. “Quem me conhece sabe que eu não carrego bandeira de político. E queiram ou não queiram, graças a Deus, os três novos conselhos puderam ser implantados agora, estando a prefeita Adriane à frente da Prefeitura. Para nós é um sonho realizado.”

A vontade e determinação de Adriane em abrir os Conselhos Tutelares de maneira célere e em conjunto é o que fez diferença nas entregas. E esse fator foi reconhecido pelo Promotor da Infância e Juventude, Oscar de Almeida Filho. “Essa conquista, prefeita Adriane, foi possível graças ao engajamento e trabalho em conjunto com o MPE, Judiciário, Defensoria Pública, Câmara, CMDCA, conselheiros e o Município de Campo Grande. Atuamos de maneira empenhada na concretização desse sonho, que se tornou realidade.”

O 6º Conselho Tutelar foi inaugurado no dia 15 de março na Região do Anhanduizinho e o 7º no dia 22 de abril na Região do Prosa. Juntos, os três novos equipamentos contemplam uma média de 360 mil pessoas residentes em um total de 23 bairros, além do Distrito de Anhanduí. Agora, toda Campo Grande está contemplada com unidades disponíveis.
“Na nossa gestão, a criança e o adolescente são prioridade. Essa semana tivemos a inauguração da 1ª Escola Civil Metropolitana do Brasil. Nossas escolas estão sendo preparadas para impactar positivamente na vida de nossas crianças. Ainda restam alguns meses até o fim do ano e continuaremos as entregas”, destaca a prefeita Adriane.

Estrutura

O 8º Conselho Tutelar funciona em um imóvel de 360m². O local passou por adaptações supervisionadas por arquitetos para garantir a acessibilidade e bem-estar da população que buscar os serviços da unidade. Todas as adequações foram realizadas com o suporte das equipes da Superintendência de Gestão Administrativa da SAS.
Com um ambiente acolhedor e humanizado, o prédio é composto por sete salas, que serão destinadas para o trabalho dos conselheiros, equipe técnica e administrativo. Foram instalados aparelhos de ar-condicionado em todas as salas e rede de internet wi-fi, além de mobílias, equipamentos de informática e materiais para uso dos técnicos administrativos.

Melhorias

Entre os anos de 2022 a 2023, a Prefeitura de Campo Grande realizou a troca das frotas dos Conselhos por veículos modelo Fiat Siena para atender às demandas das unidades Centro, Norte, Sul, Região Bandeira e Lagoa.

No ano passado foram entregues equipamentos como TV’s, um veículo Fiat Cronos para o 4º Conselho Tutelar da região Bandeira, além de um kit contendo uma TV 50 polegadas e cinco computadores completos, enviados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, somando um total de R$ 286.936,00.

Para agilizar as demandas e a interlocução com os conselheiros tutelares, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SAS, criou um núcleo administrativo somente para cuidar dos oito Conselhos, buscando otimizar as respostas.

Um dos canais para realizar as denúncias para os Conselhos Tutelares é o Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser anônima.

Compartilhar

Relacionadas