Implantação do Pronto Atendimento Infantil revoluciona atendimento pediátrico em Campo Grande


Com média de 15 médicos pediatras atendendo por dia, tempo de espera não ultrapassa 30 minutos

A gestão da prefeita Adriane (PP) tem demonstrado resultados notáveis, especialmente na área da saúde. Um dos grandes avanços foi a implementação do Pronto Atendimento Infantil (PAI) no Centro Regional de Saúde, localizado no Bairro Tiradentes, na Região Urbana do Bandeira. Este projeto inovador tem sido destaque por oferecer atendimento rápido e eficiente para as crianças de Campo Grande, evidenciando o compromisso de Adriane com a saúde pública.

Adriane destaca que a implementação do serviço é uma resposta rápida e eficaz para um problema antigo de Campo Grande. “A pediatria sempre foi um dos grandes desafios da nossa cidade, mas nossa administração decidiu enfrentar isso de frente. Sabemos que saúde é prioridade e estamos aqui para provar que é possível fazer a diferença. Sou mãe, sou mulher, e conheço a angústia de ter um filho doente aguardando atendimento. Com o PAI, as mães de Campo Grande não precisam mais peregrinar em busca de atendimento, nem ficar horas esperando para serem atendidas. Nossa resposta é clara: investir em saúde é investir no futuro. Queremos que cada criança receba o cuidado que merece, com dignidade e rapidez. Este investimento é mais do que uma simples melhoria, é um compromisso com o bem-estar das famílias da nossa Capital”, diz.

Desde sua inauguração em 3 de junho, o PAI já atendeu mais de 3 mil crianças, com uma média de 100 atendimentos infantis por dia. O mais impressionante é que o tempo de espera para o atendimento não ultrapassa 30 minutos.

Daiane Rodrigues da Cruz,  é das milhares de mães que encontraram no PAI um atendimento adequado para o seu filho, o pequeno Rafael. “A ideia desse Pronto Atendimento Infantil aqui no Tiradentes chegou em boa hora. Vi que tem bastante pediatra e isso é muito bom. É a segunda vez que venho até aqui, e meu filho é atendido muito rápido. Tem agilidade no atendimento, a consulta é detalhada, e temos remédio na farmácia, então, tenho certeza de que as mães e as famílias que estão vindo aqui estão satisfeitas”, destacou Daiane.

Além do PAI, a prefeita Adriane tem promovido outras iniciativas na área da saúde, reforçando seu compromisso com a população. As Unidades de Saúde da Família (USF) Tiradentes e Noroeste tiveram seus horários estendidos até às 22h, com o objetivo de diminuir filas e melhorar o atendimento. Atualmente, 92% do estoque de medicamentos do município está abastecido, com 226 dos 245 itens da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) disponíveis nas unidades e no almoxarifado.

“Estamos com mais de 90% do nosso estoque totalmente regularizado. Somente este ano, a Prefeitura de Campo Grande investiu aproximadamente R$ 16 milhões na compra de medicamentos para atender à população. Entre os medicamentos que foram regularizados estão anti-hipertensivos, como Losartana e Enalapril, e antibióticos, como Amoxicilina e Azitromicina”, afirmou Adriane, destacando que este é o melhor índice dos últimos dez anos.

Outro projeto inovador é o Complexo Hospitalar Municipal, lançado em 1 de julho. Com uma estrutura moderna de aproximadamente 15 mil metros quadrados, o complexo oferecerá diversas especialidades médicas, incluindo leitos, salas de cirurgia, laboratórios e mais. Este investimento de mais de R$ 210 milhões na construção e R$ 80 milhões em mobiliário e equipamentos médicos e hospitalares promete transformar a saúde pública em Campo Grande.

A gestão de Adriane também entregou diversas obras e novas unidades de saúde, como a USF Santa Emília, USF Jardim Presidente, Residência Terapêutica Tipo II – Dulcinéia de Toboso, Saúde Delas – CEAM e CEI, e o Caps Álcool e Drogas (AD – III) – Marcia Zen. Nos últimos dois anos, mais de 40 unidades de saúde receberam  melhorias. Além disso, a gestão realizou a maior renovação da frota da saúde, com mais de 70 veículos entregues. A modernização também foi um marco, com a informatização dos serviços de saúde através da aquisição de mais de 2,4 mil computadores e a implementação de sistemas que agilizam o atendimento nas unidades. Novas ambulâncias e motolâncias foram adquiridas, além de novos veículos para melhor atender a população da capital.