Adriane (PP) se compromete a rever contratos com hospitais para ampliar oferta de atendimentos à população


A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, participou nesta segunda-feira (30) de uma sabatina promovida pelo Hospital São Julião, uma das mais importantes instituições filantrópicas de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, a prefeita recebeu a carta de compromissos do hospital, entregue pelo presidente Carlos Melke, e destacou que pretende rever os contratos com os prestadores de serviços para ampliar a oferta de atendimento à população.

“Os contratos com hospitais filantrópicos não são revisados há mais de seis anos, o que gerou uma defasagem. Vamos rever essas parcerias e promover uma atualização urgente da tabela de preços de serviços, para garantir que os serviços sejam remunerados de forma justa e que possamos continuar oferecendo um atendimento de qualidade à população”, disse. O São Julião realiza atendimento SUS em clínica médica, cirurgia geral, cardiologia (risco cirúrgico), pneumologia, tratamento vascular, otorrinolaringologia, sendo referência em hanseníase e oftalmologia

A prefeita aproveitou a oportunidade para lembrar que, ao assumir a prefeitura, encontrou as contas municipais em situação crítica, com um limite prudencial de 59%, o que impossibilitava novos investimentos. “Hoje, Campo Grande está com o índice de gastos em pouco mais de 93%. Cada ponto percentual que conseguimos reduzir representa uma economia de R$ 30 milhões, recursos que estamos reinvestindo diretamente na cidade”, destacou.

Durante sua apresentação, Adriane fez um balanço das ações realizadas em benefício da população da região Segredo, onde está localizado o hospital. Ela ressaltou os investimentos em pavimentação, saneamento e reformas escolares, além de reforçar o compromisso com a ampliação de leitos hospitalares e a modernização do atendimento de saúde, através da implementação de novos projetos como o Hospital Municipal.

“O Hospital Municipal será essencial para ampliar a oferta de leitos e desafogar a rede de saúde da cidade, que há mais de 20 anos não vê uma expansão significativa nesse sentido. Serão 259 leitos, com atendimento especializado em diversas áreas, como cardiologia, oftalmologia e neurologia”, afirmou a prefeita.

Adriane também mencionou as medidas que sua gestão tem tomado para fomentar o desenvolvimento sustentável, com ênfase na gestão de resíduos sólidos e o compromisso com a implementação de práticas como o Lixo Zero. “A iniciativa do São Julião, que já desviou mais de 80% dos resíduos sólidos do aterro sanitário, é um exemplo a ser seguido em toda a cidade. Vamos trabalhar para reproduzir esse modelo, promovendo a coleta seletiva, a reciclagem e outras práticas sustentáveis em todos os bairros”, enfatizou.

O Hospital São Julião, que se tornou o primeiro hospital rumo ao Lixo Zero no Brasil após atingir um índice de 82% de desvio de resíduos sólidos, foi reconhecido na COP 28 da ONU por seu compromisso com a sustentabilidade. Adriane reforçou a importância dessas práticas para a saúde pública e para o meio ambiente, ressaltando que, com a continuidade de sua gestão, Campo Grande avançará ainda mais em direção à sustentabilidade.

Além dos temas de saúde e sustentabilidade, Adriane também falou sobre os desafios enfrentados com as obras paradas e judicializadas que encontrou ao assumir a gestão. “Graças à nossa preparação, conseguimos destravar e retomar obras em todas as regiões da cidade. Cada projeto tem suas particularidades, e lidamos com cada um individualmente. Hoje, Campo Grande é um verdadeiro canteiro de obras, e vamos continuar nesse ritmo de desenvolvimento”, afirmou a candidata.

Adriane finalizou destacando que a educação é uma das prioridades de sua gestão. “Reformamos mais de 205 escolas e construímos 152 salas de aula, reduzindo a lista de espera de 12 mil crianças por vagas na rede municipal. Com o apoio das Associações de Pais e Mestres, também intensificamos as medidas de segurança nas escolas, garantindo um ambiente mais seguro e moderno para os alunos”, concluiu.