Com contratos em mãos, as primeiras 32 famílias da antiga Comunidade Mandela estão realizando formalmente o sonho da casa própria em Campo Grande. A felicidade estampada no rosto de cada morador, pode ser vista de perto nesta quarta-feira (05), durante a entrega da documentação pela prefeita Adriane (PP), que tomou frente e garantiu a construção das unidades habitacionais, iniciadas em dezembro passado.
A moradia com dignidade dessas famílias no Jardim Talismã é realidade, graças ao empenho da atual prefeita, que logo após o incêndio no Mandela em novembro de 2023, reuniu equipes técnicas da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) e em tempo recorde garantiu o início das obras com recursos próprios.
Sem temer o desafio, a Adriane esteve na comunidade nas primeiras horas do ocorrido, e mesmo com ânimos aflorados por parte de alguns moradores, dialogou com lideranças, garantiu alimentos, água potável, estrutura, abrigo e locação social para as famílias atingidas. Ao mesmo tempo, a Emha buscou os locais apropriados para a construção das unidades habitacionais. Foram selecionadas áreas considerando as localidades com acesso à estrutura pública, como escolas, Cras e postos de saúde, proporcionando qualidade de vida e acesso a políticas públicas.
“A documentação está sendo entregue. Fiscalizei por cinco meses as obras e agora convido a vocês a me ajudarem nesse desafio. Faltam menos de 40 dias para vocês adentrarem nessas casas. Isso é respeito, é justiça social. Apareceu muito ‘pai e muita mãe’ desse feito naquela época. Estive no Mandela no dia do incêndio, fui hostilizada por alguns e dialoguei com os moradores, pois fui para resolver e construir juntos um caminho melhor para a Comunidade do Mandela.”
Adriane destaca que encontrou as famílias em desespero, pois estavam ali há anos sem resposta. Ela realizou inúmeras reuniões, planejamentos e a realização das construções. Adversários políticos desacreditaram e até tentaram descredibilizar as obras, porém os contratos estão sendo entregues e as obras em finalização antes do prazo estabelecido para que os moradores vivam com dignidade e qualidade de vida.
“Neste momento as famílias irão deixar um grande legado para os filhos. Quem sabe a dificuldade que foi morar no Mandela terá uma satisfação enorme de estar morando numa casa construída com dignidade. Queremos que vocês sejam felizes aqui porque neste tempo estamos realizando sonhos. As mães que aqui estão, os casais, as famílias que aqui estão agora terão um CEP, uma rua para dizer que é sua e um endereço para dizer que é onde fica a sua casa”, acrescentou a prefeita Adriane.
O diretor-presidente da Emha, Claudio Marques, disse que o compromisso da gestão de Adriane está sendo cumprindo. “Vendo essas unidades praticamente prontas, tenho que agradecer a todas as equipes, a nossa prefeita Adriane que com muita agilidade conseguiu trazer em menos de 6 meses esses avanços. Estamos em junho e temos a previsão de iniciar as entregas conforme a conclusão de cada unidade. Não é só receber a chave que é importante, mais do que isso, é a segurança jurídica e ter a certeza de que essa casa é sua. De fato e de direito a casa é de vocês, que nunca mais vão viver com medo de serem despejados ou de perder suas construções.”
“Minha meta era conseguir uma casa para dar à minha mãe, pois viemos de Corumbá em busca de uma vida melhor. Mas como ela faleceu, o foco mudou e agora com a minha família a casa chega para nós em momento certo. Tenho duas meninas, uma de 1 ano e nove meses e outra de quatro anos. A prefeita Adriane foi a única pessoa que quis resolver essa questão. Moro há 9 anos no Mandela, e dessa vez deu tudo certo.”
Mateus Vitor Domingos, de 24 anos, é açougueiro e cita que a casa é a realização do sonho da mãe já falecida, que mora em Campo Grande há 12 anos, vindos de Corumbá.
A esposa de Mateus, Kevelyn Maiara Ferreira da Silva, de 22 anos, disse que ter um imóvel é uma realização. “Para nós, estar recebendo esse contrato e vendo a casa sendo construída é emocionante. A mãe do Mateus queria ter a sua casa, e agora a gente realiza esse sonho juntos. Quando vimos a construção das casas e agora recebendo o contrato temos a alegria dessa vitória”.
Paulo Sergio da Silva Barros é pedreiro e pai de três meninos de 10, 7 e 2 anos e destaca que os dois filhos que moram com ele no Mandela vão crescer com dignidade e conforto graças ao trabalho de Adriane. “A agilidade da Prefeitura foi excelente. As casas praticamente estão todas prontas. Chegar aqui dá uma alegria danada, pois só a gente sabe o que passou nesse período na comunidade em dias de sol e chuva. A prefeita Adriane falou e cumpriu o combinado até antes, pois em menos de um ano estamos com nosso contrato”.
Com previsão inicial para 12 meses, as casas serão finalizadas e entregues antes do prazo estipulado, já que o andamento no canteiro de obras está acelerado. Até sexta-feira (07), mais 71 famílias terão seus contratos entregues, sendo no José Tavares 38 e no Iguatemi I 33 famílias.
As casas para todos os contemplados do Mandela foram construídas pela construtora credenciada pelo Programa Credihabita, instituído pela Lei n. 6.123 em 9 de novembro de 2018. Foram investidos aproximadamente R$ 15 milhões em recursos próprios do Município e cada família beneficiada pagará parcelas de R$ 185,00, ao longo de 360 meses.