Nos próximos dias deve ser confirmada a data da entrega do oitavo conselho tutelar de Campo Grande, que será instalado na região do Imbirussu. O que se sabe é que a unidade será entregue e ativada ainda na primeira quinzena de maio e será a terceira entregue somente neste ano de 2024 pela prefeita Adriane Lopes (PP). Alinhada com a política da assistência Social da primeira infância, ela tem encarado de frente uma série de desafios herdados de gestões passadas que não viram essa como uma pauta prioritária. Em dois anos à frente da Prefeitura, Adriane também precisou encarar o aumento do número de conselheiros que de 25 até então, saltou para 40, que representa um aumento expressivo de 60% no efetivo.
Neste ano de 2024 Adriane Lopes já inaugurou dois conselhos tutelares, sendo o 6º conselho no dia 15 de março, na região do Anhanduizinho, e o 7º Conselho Tutelar, no dia 22 de abril, na região Prosa.
Adriane tem enfatizado que a criação desses novos conselhos fortalece a rede de proteção à criança na capital, na promoção das políticas que priorizam o bem-estar das crianças e dos adolescentes.
“A criação desses conselhos era uma necessidade urgente, por isso, foi feito um planejamento desde o ano passado para executar agora, em 2024. Foi um desafio grandioso, mas estamos conseguindo inaugurá-los em tempo recorde. É um momento de avanço das políticas públicas municipais, com investimentos no fortalecimento da rede de apoio e proteção à criança e ao adolescente, graças a uma soma de esforços e empenho em torno desse tema que é prioritário”, frisou.
O 8º Conselho Tutelar – Região do Imbirussu será instalado na Vila Manoel Taveira, Bairro Santo Amaro, e vai atender uma comunidade que abrange cerca de 98 mil pessoas, dos seguintes bairros: Nova Campo Grande, Núcleo Industrial, Panamá, Popular, Santo Amaro, Santo Antônio e Sobrinho. Antes, esse público era atendido pelo Conselho Tutelar da região Centro.